Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936. Viveu em Guaxupé/MG com sua esposa Silvinha e seus três filhos: Iara, Lívia e Érico. Além de escritor, Elias José foi professor de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (FAFIG), tendo atuado também como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro.
Começou a publicar em 1970, quando a Imprensa Oficial de Minas Gerais lançou "A Mal-Amada", uma surpreendente coleção de minicontos, com apoio de Murilo Rubião, que reunia contos publicados em suplementos literários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Antes disso, já tinha conquistado o segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora, em 1968. Depois publicou "O Tempo, Camila" e o "Inquieta Viagem ao Fundo do Poço", este, ganhou o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro como Melhor Livro de Contos e, ainda, o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.
Elias José tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas literárias e antologias de autores brasileiros no México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá. Foi, por várias vezes, selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil em feiras de livros internacionais. Foi ainda jurado de vários concursos literários, ministrou cursos, oficinas e palestras, participou de vários congressos de educação, lingüística e literatura.
Faleceu aos 72 anos, vítima de complicações de uma pneumonia, enquanto curtia férias com a família, em Guarujá, no litoral paulista, no dia 02 de agosto de 2008.
45 comentários:
adoro muito os poemas de elias jose naum sabia que existia mas quando fiquei sabendo adorei parabens pelos lindos poemas
falta dos dois pois sem rima nao ha alegria!
e muito legal
Não sei o que falta, mas uma coisa que dá para afirmar é, que sempre haverá imaginação, sonho e sentimento nos POETAS,pois não é fácil fazer poesia.
Saudade dele! Foi um professor e tanto!
Pena que já não esteja mais entre nós...
Foi um grande colaborador em nossa literatura.
ei elias jose
e ai amigo joia ooooooooooolA
elias era um escritor e tanto
nao tive o privilejo de ser aluna dele mais
os poemas deles?
ja li bastante na escola
ate talvez caia na prova um poema dele
Letícia
Bom acabei de ler um de seus livros e adorei o nome é amor sem froteiras.Gostei muito ele fala de um amor entre uma mulher que se casa com homem contra a vontade do pai.Ai pai dela diz que para ele a sua filha está morta e tembém retrata do preconceito.Bom adorei e não para acreditar que um author poeta desse tenha morrido ele saiba pelo menos que ele vai fazer muita falta!!!!!
vc e um exemplo para quem quer aprender o melhor na vida
amo o seus poemas
Gerusa
É imensurável o prazer que tenho em falar deste autor, pois sempre que me deparo com as suas obras fico emaravilhada com a riqueza de suas obras.
saudades ....meu querido professor....da professora:ana lucia ferreira,mococa-sp
Pelo que nos sabemos elias jose e um otimo poeta suas obras sao belas eu e meu qerido amigo adoramos o senhor eu i ele nos inspiramos no senhor
eu não sabia nada sobre Elias José foi minha
professora Lucinha q me falo dele ai eu me enteresei e quis saber mais sobre ele
elias jose é incrivel!!da pra alfabetizar com seus textos, pois apresentam uma linguagem cheia de rimas e graça.
O GRUPO 5, DA ESCOLA AMOR MATERNO, DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA, BA. ADOROU A POESIA "CARAMBOLA". PROVAMOS O SUCO DA FRUTA E REALMENTE É DELICIOSO!!!
ELIAS JOSÉ "É" DEMAIS.
Eu nunca ouvi fala dele mas os livros dele é muito bom adorei.
Bjs de uma pessoa q te valoriza como escritor.
Minha filha esta aprendendo td sobre Elias José. 1ºano
elias josé é muito chato e egoísta,merecia mesmo morrer
adoro os poemas dele sabe por que ele escreve muito bem
pena que eu nao o conheci mais estou fazendo uma pesquisa dele para o colegio pois no mue livro de portugues tem uma poesia dele.
Estou pesquisando sobre o ELIAS JOSE com meus alunos de 6 anos, esta muito gostoso. eles estão adorando os poemas do ELIAS.
mande seu email ou saite para que eu possa entrar em contato com o senhor.
sou professora do ensino fundamental vou iniciar uma pesquisa sobre a musica na sala de aula e preciso que o senhor me auxilie em algumas questões se possivel,agradeço desde já sua atenção.
meu email:rosanakabral_@hotmail.com
amo os poemas dele .....
ELIAS JOSÉ .....S2222
Eu faço lindos trabalhos para alfabetizar com os poemas dele.
voce e um grande poeta da literatura brasileira e gostei de saber um pouco da sua historia. ass; carlos eduardo e junior
vc foi o melhor escritor do mundo saldades vc vai estar sempre nos nossos coraçoes
Grade homem adoro o poema tem tudo a ver
muito bom um otimo poeta!!!
eu gosto muito de você e eu estou estudando seus poemas eu gosto muito de você e da sua estoria de vida.
e dos seus poemas
eu seitou na 4ª d
beijos da yasmim
adorei a historia foi triste e alegre mas no final foi mais tristes
sou pedro do terceiro ano D
Foi o melhor professor que já tive.
Faleceu aos 71 anos.. Pois ele morreu antes de fazer aniversario.
nossa!
ele foi um grande homem! ele é uma das pessoas que faz eu ter orgulho de ser brasileira, de ser assim.
eu amo os livros dele
Eu também
nao entendi nada
mais eu gostei muito
bom sla oque eu to fazendo aqui
bom sla oque eu to fazendo aqui mais adoro os poemas dele beijos
alalalalallaallalalalalalapknfenfonwergiwnegnpwj4pglerg nv m hfehtoj2TBVGKJkwvkfnlslaasususususuusususus9snfnqenewfmqwr´QKPJOPJFONNKN X MOSDJFOHWEJFKFL
seus cornooooooo
Postar um comentário
Eu vi um poeta
vendo a cidade de cima.
Será falta do que fazer
ou será falta de rima?