quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Quem foi Elias José?

Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936. Viveu em Guaxupé/MG com sua esposa Silvinha e seus três filhos: Iara, Lívia e Érico. Além de escritor, Elias José foi professor de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (FAFIG), tendo atuado também como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro.

Começou a publicar em 1970, quando a Imprensa Oficial de Minas Gerais lançou "A Mal-Amada", uma surpreendente coleção de minicontos, com apoio de Murilo Rubião, que reunia contos publicados em suplementos literários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Antes disso, já tinha conquistado o segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora, em 1968. Depois publicou "O Tempo, Camila" e o "Inquieta Viagem ao Fundo do Poço", este, ganhou o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro como Melhor Livro de Contos e, ainda, o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.

Elias José tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas literárias e antologias de autores brasileiros no México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá. Foi, por várias vezes, selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil em feiras de livros internacionais. Foi ainda jurado de vários concursos literários, ministrou cursos, oficinas e palestras, participou de vários congressos de educação, lingüística e literatura.

Faleceu aos 72 anos, vítima de complicações de uma pneumonia, enquanto curtia férias com a família, em Guarujá, no litoral paulista, no dia 02 de agosto de 2008.

45 comentários:

Unknown disse...

adoro muito os poemas de elias jose naum sabia que existia mas quando fiquei sabendo adorei parabens pelos lindos poemas

Unknown disse...

falta dos dois pois sem rima nao ha alegria!

Unknown disse...

e muito legal

p@m disse...

Não sei o que falta, mas uma coisa que dá para afirmar é, que sempre haverá imaginação, sonho e sentimento nos POETAS,pois não é fácil fazer poesia.

Marisa Ruiz disse...

Saudade dele! Foi um professor e tanto!
Pena que já não esteja mais entre nós...
Foi um grande colaborador em nossa literatura.

Unknown disse...

ei elias jose

Unknown disse...

e ai amigo joia ooooooooooolA

the cullens disse...

elias era um escritor e tanto
nao tive o privilejo de ser aluna dele mais
os poemas deles?
ja li bastante na escola
ate talvez caia na prova um poema dele

Unknown disse...

Letícia
Bom acabei de ler um de seus livros e adorei o nome é amor sem froteiras.Gostei muito ele fala de um amor entre uma mulher que se casa com homem contra a vontade do pai.Ai pai dela diz que para ele a sua filha está morta e tembém retrata do preconceito.Bom adorei e não para acreditar que um author poeta desse tenha morrido ele saiba pelo menos que ele vai fazer muita falta!!!!!

Unknown disse...

vc e um exemplo para quem quer aprender o melhor na vida

Unknown disse...

amo o seus poemas

Anônimo disse...

Gerusa
É imensurável o prazer que tenho em falar deste autor, pois sempre que me deparo com as suas obras fico emaravilhada com a riqueza de suas obras.

Anônimo disse...

saudades ....meu querido professor....da professora:ana lucia ferreira,mococa-sp

Anônimo disse...

Pelo que nos sabemos elias jose e um otimo poeta suas obras sao belas eu e meu qerido amigo adoramos o senhor eu i ele nos inspiramos no senhor

Anônimo disse...

eu não sabia nada sobre Elias José foi minha
professora Lucinha q me falo dele ai eu me enteresei e quis saber mais sobre ele

tania disse...

elias jose é incrivel!!da pra alfabetizar com seus textos, pois apresentam uma linguagem cheia de rimas e graça.

Anônimo disse...

O GRUPO 5, DA ESCOLA AMOR MATERNO, DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA, BA. ADOROU A POESIA "CARAMBOLA". PROVAMOS O SUCO DA FRUTA E REALMENTE É DELICIOSO!!!
ELIAS JOSÉ "É" DEMAIS.

Anônimo disse...

Eu nunca ouvi fala dele mas os livros dele é muito bom adorei.

Bjs de uma pessoa q te valoriza como escritor.

Graça disse...

Minha filha esta aprendendo td sobre Elias José. 1ºano

Anônimo disse...

elias josé é muito chato e egoísta,merecia mesmo morrer

Anônimo disse...

adoro os poemas dele sabe por que ele escreve muito bem

Anônimo disse...

pena que eu nao o conheci mais estou fazendo uma pesquisa dele para o colegio pois no mue livro de portugues tem uma poesia dele.

hortencia ramos disse...

Estou pesquisando sobre o ELIAS JOSE com meus alunos de 6 anos, esta muito gostoso. eles estão adorando os poemas do ELIAS.

Anônimo disse...

mande seu email ou saite para que eu possa entrar em contato com o senhor.
sou professora do ensino fundamental vou iniciar uma pesquisa sobre a musica na sala de aula e preciso que o senhor me auxilie em algumas questões se possivel,agradeço desde já sua atenção.
meu email:rosanakabral_@hotmail.com

RENATA KLYSCIA ... disse...

amo os poemas dele .....
ELIAS JOSÉ .....S2222

Mão de Pano disse...

Eu faço lindos trabalhos para alfabetizar com os poemas dele.

Anônimo disse...

voce e um grande poeta da literatura brasileira e gostei de saber um pouco da sua historia. ass; carlos eduardo e junior

mirian disse...

vc foi o melhor escritor do mundo saldades vc vai estar sempre nos nossos coraçoes

manu disse...

Grade homem adoro o poema tem tudo a ver

Anônimo disse...

muito bom um otimo poeta!!!

yasmim disse...

eu gosto muito de você e eu estou estudando seus poemas eu gosto muito de você e da sua estoria de vida.

yasmim disse...

e dos seus poemas
eu seitou na 4ª d
beijos da yasmim

pedro disse...

adorei a historia foi triste e alegre mas no final foi mais tristes
sou pedro do terceiro ano D

Maria disse...

Foi o melhor professor que já tive.

Unknown disse...

Faleceu aos 71 anos.. Pois ele morreu antes de fazer aniversario.

Anônimo disse...

nossa!
ele foi um grande homem! ele é uma das pessoas que faz eu ter orgulho de ser brasileira, de ser assim.

Anônimo disse...

eu amo os livros dele

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu também

uuuuuuuuigggggggyj disse...

nao entendi nada

uuuuuuuuigggggggyj disse...

mais eu gostei muito

Unknown disse...

bom sla oque eu to fazendo aqui

Unknown disse...

bom sla oque eu to fazendo aqui mais adoro os poemas dele beijos

Unknown disse...

alalalalallaallalalalalalapknfenfonwergiwnegnpwj4pglerg nv m hfehtoj2TBVGKJkwvkfnlslaasususususuusususus9snfnqenewfmqwr´QKPJOPJFONNKN X MOSDJFOHWEJFKFL

Unknown disse...

seus cornooooooo

Postar um comentário

Eu vi um poeta
vendo a cidade de cima.
Será falta do que fazer
ou será falta de rima?