quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Elias José recebe homenagens na 56º Feira do Livro de Porto Alegre


O autor Elias José recebeu duas belas homenagens na 56º Feira do Livro de Porto Alegre. 

            Na noite do dia 2 de novembro, a editora Larousse Jovem realizou o lançamento da nova edição do livro “Vó Melinha Cigana e Rainha”, na Biblioteca do Cais, na área de literatura infantil e juvenil da Feira. Estiveram presentes no lançamento João Manoel Maldaner Carneiro, Presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Sônia Maria Zanchetta, Coordenadora da Área Infantil e Juvenil e Área Internacional da 56º Feira, além de familiares, amigos e leitores do autor.




            O lançamento foi uma ocasião para se discutir a importância de preservar a memória da literatura infanto-juvenil brasileira. Dentre os que falaram, estavam os ilustradores Graça Lima, Ana Raquel e Ângelo Abu e autor Celso Sisto.

A outra homenagem feita ao Elias ficou por conta do projeto “Grava livro aêh!”, uma parceria da ONG Cirandar com o Instituto C&A. Um ônibus transformado em estúdio de gravação permaneceu estacionado no Cais do Porto durante toda a Feira. Dez autores foram convidados para gravar histórias de sua autoria: André Neves, Arievaldo Viana, Celso Sisto, Christina Dias, Ilan Brenman, Jonas Ribeiro, Lenice Gomes, Marô Barbieri, Ricardo Silvestrini e Tino Freitas.




O projeto prevê a homenagem a um autor a cada edição. Em sua primeira edição, Elias José foi o escolhido. Cada um dos escritores participantes gravou também uma poesia do livro “Caixa Mágica de Surpresas” e depois cantou a canção “Rima Pra Poeta”, que Tino Freitas fez para Elias José. As gravações reuniram autores, ilustradores e parte da família do autor - a esposa Silvia Elias e os filhos, Érico e Lívia Elias - no estúdio móvel do Projeto “Gravaêh!”.

O Projeto “Gravaêh!” foi criado pela ONG Cirandar, com coordenação de Sandra Cavalcanti. O objetivo é percorrer cidades do Rio Grande do Sul realizando a gravação de músicas de artistas locais. A gravação tem qualidade de um estúdio profissional. A diferença é que o estúdio foi montado num ônibus super equipado que vai até o artista. Da parceria com o Instituto C&A nasceu o “Grava livro aêh!”.

A Feira do Livro de Porto Alegre é um dos mais abrangentes e importantes eventos de fomento à literatura no país. Em 2010, a Feira foi registrada como bem de natureza imaterial da capital gaúcha. A feira começou dia 29 de outubro e vai até dia 15 de novembro no Centro Histórico de Porto Alegre.

Para saber mais:
1º Edição pela Coleção Intrépidas Leituras
Editora Larousse Jovem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu vi um poeta
vendo a cidade de cima.
Será falta do que fazer
ou será falta de rima?