terça-feira, 25 de maio de 2010

D.Josina conta suas memórias...

Ontem, as memórias contadas foram da D.Josina Ribeiro do Valle. D.Josina nasceu na Fazenda Vila Flor, em Tapiratiba/SP e foi lá que passou boa parte da vida.

Com 86 anos, D.Josina mantém um bom humor invejável. Hoje auxilia a irmã, D.Celina (a entrevistada do dia 24/05) no trabalho da Pastoral da Saúde.

O relato de D.Josina foi divertido em alguns momentos, emocionante em outros e muito interessante. Sentimos um sabor de história nacional, quando D.Josina relatou fatos da Revolução de 30, que culminou no golpe de Estado que colocou Getúlio Vargas na Presidência da República. Ela contou que dos morros da Fazenda Vila Flor era possível ver toda cidade de Guaxupé e acompanhar, “com um binóculo potente” a movimentação de soldados de um lado pro outro.

Sobre o trabalho da Pastoral da Saúde, a lembrança relatada foi divertida: durante uma visita à casa de uma doente, D.Josina e algumas colegas tiveram que voltar porque foram atacadas por um galo bravo.

D.Josina conviveu com Marcos Noronha e afirmou que o fato de deixar o bispado não o fez menos importante. Para D.Josina, o que importa é que Marcos Noronha continuou cristão e que quem representa a Igreja não é o padre ou o bispo, o que representa a Igreja é Deus, Nosso Senhor.




Um comentário:

adriano de oliveira suza disse...

meu nome é adriano quando minha mãe tinha 10 anos ela morou na fazenda vila flor .isso foi por volta de 1958,tenho um tio que nasceu nessa fazenda minha vò era josefina algusta goncalves e meu avo era benedito goncalves de oliveira , minha mãe chama esmeralda de oliveira

Postar um comentário

Eu vi um poeta
vendo a cidade de cima.
Será falta do que fazer
ou será falta de rima?