terça-feira, 25 de maio de 2010

ICEJ retoma o Projeto Memória da Gente, Gente de Memória

Recomeçou ontem, dia 24 de maio, o Projeto Memória da Gente, Gente de Memória. Pelo relato de moradores de Guaxupé, conhecemos a história de nossa gente, compondo um cenário de como era a cidade há 50, 60 anos. Idealizado e realizado em 2002 por Marcos David, Lauro Baldini e Sílvia Monteiro Elias, o Projeto Memória, reiniciou sob a coordenação do Instituto Cultural Elias José. Silvinha é a entrevistadora e grande responsável pelo reinicio do Projeto. A diretora geral do ICEJ promete revitalizar e aperfeiçoar as entrevistas e lutar para que o Projeto Memória esteja à disposição de todos os cidadãos. Dessa forma, valoriza-se os idosos portadores da história e assim todos conhecemos melhor nossa história.

A primeira entrevista dessa etapa do Projeto aconteceu ontem, na sede do ICEJ, com direito à cenário caprichado!Quem contou suas lembranças desde a infância foi a D.Celina Ribeiro de Almeida Cyrino, presidente da Pastoral da Saúde.
Entre risadas, D.Celina lembrou de como gostava de provocar o galo da fazenda de seu pai até que um dia ele resolveu revidar...

D.Celina Ribeiro de Almeida Cyrino

E de como acontecia a "paquera" na praça do bambolê: mulheres andando em sentido horário e homens no sentido anti-horário, "assim dava pra cada um ver o outro" explicou com simpatia, D.Celina.
Nos bastidores da gravação, a entrevistadora Sílvia Monteiro Elias e o câmera Clélio Doce Alves

Relembrando personagens importantes da cidade, D.Celina contou que conviveu com Marcos Noronha, o bispo da igreja católica que renúnciou à batina, mas não à dedicação pela causa humana.
Marcos Noronha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu vi um poeta
vendo a cidade de cima.
Será falta do que fazer
ou será falta de rima?