segunda-feira, 20 de julho de 2009

Elias é homenageado no COLE

O que é o COLE?

O COLE (Congresso de Leitura do Brasil) acontece em Campinas desde 1978. No transcorrer de seus 30 anos, o evento conseguiu, além de credibilidade e respeitabilidade, uma grande projeção nacional no debate da leitura em nosso país, principalmente da leitura escolarizada.

Com periodicidade bianual instalada a partir de 1981, o COLE reúne e aproxima diferentes profissionais nacionais e estrangeiros ligados ao universo do livro e da leitura como espaço de reflexão e socialização de experiências, de produção e divulgação de pesquisas e projetos educativos, de aprofundamento e entendimento das práticas culturais, de atuação e incentivo a políticas públicas.

Nesta 17ª Edição do COLE, o artista plástico e ceramista campineiro, Afrânio Montemurro, criou e executou peças em cerâmica, inspiradas no projeto sementes.


“Criei peças para quatro homenageados: Affonso Romano de Sant’Anna, Bartolomeu Campos Queirós, Elias José (in memorian) e Haquira Osakabe (in memorian).

Escolhi a forma-semente pela simbologia relativa ao trabalho de semear leitura e conhecimento. Dentro de cada semente, coloquei algumas bolas-de-gude que, quando movimentadas, produzem sonoridade. Além disso, cada bolinha, com sua transparência, luminosidade e cor mimetiza os embriões necessários ao processo criativo.”

(Afrânio Montemurro – julho-2009)

Para saber mais clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu vi um poeta
vendo a cidade de cima.
Será falta do que fazer
ou será falta de rima?