sexta-feira, 28 de maio de 2010

Movimento

O Instituto Cultural Elias José está aberto de segunda à sexta, das 8 as 17h. Só paramos para um almoço rápido que saco vazio não para em pé (das 12 as 13h)!

Tá passando por aqui e deu uma vontaaaade de ler um livro ou comprar algum exemplar de nosso sebo? Ou quer comprar um livro do Elias José com desconto especial? Então entra! A casa é sua!

Foi isso que o Vinícius fez com sua mãe hoje: aproveitou que o portão estava aberto e convidou a mãe, Beatriz, pra conhecer o espaço que ele havia visitado ano passado.

Vinícius é estudante da segunda série da Escola Municipal Barão de Guaxupé. Menino sorridente que só! Passou um bom tempo de manhã, lendo, junto com a mãe, alguns livros da biblioteca.

Beatriz e o filho Vinícius: o sorriso é constante.

É isso mesmo Vinícios, pode entrar que o espaço foi feito pra todo mundo que gosta de ler!

OOOOOOOPA! Hoje o movimento tá que tá!

Nem bem terminei de contar do Vinícius e chegam a Natasha e a Mariele, primas, pra passar na biblioteca e ler um livro juntas! O livro que escolheram foi "Três contos de muito ouro", da autora Fernanda Lopes de Almeida.

Natasha tem 10 anos e é estudante da Escola Municipal Delfim Moreira. Foi ela quem trouxe a prima, Mariele Cristina, para nos visitar hoje. Mariele, que tem 15 anos e estuda na Escola Major Luiz Zerbini, me contou que está lendo o livro "Volta ao Mundo" de Elias José, na escola. Diz que tá adorando!


Natasha e Mariela, visita especial!


É isso ai, meninas! Ficamos muito felizes com as visitas!

terça-feira, 25 de maio de 2010

D.Josina conta suas memórias...

Ontem, as memórias contadas foram da D.Josina Ribeiro do Valle. D.Josina nasceu na Fazenda Vila Flor, em Tapiratiba/SP e foi lá que passou boa parte da vida.

Com 86 anos, D.Josina mantém um bom humor invejável. Hoje auxilia a irmã, D.Celina (a entrevistada do dia 24/05) no trabalho da Pastoral da Saúde.

O relato de D.Josina foi divertido em alguns momentos, emocionante em outros e muito interessante. Sentimos um sabor de história nacional, quando D.Josina relatou fatos da Revolução de 30, que culminou no golpe de Estado que colocou Getúlio Vargas na Presidência da República. Ela contou que dos morros da Fazenda Vila Flor era possível ver toda cidade de Guaxupé e acompanhar, “com um binóculo potente” a movimentação de soldados de um lado pro outro.

Sobre o trabalho da Pastoral da Saúde, a lembrança relatada foi divertida: durante uma visita à casa de uma doente, D.Josina e algumas colegas tiveram que voltar porque foram atacadas por um galo bravo.

D.Josina conviveu com Marcos Noronha e afirmou que o fato de deixar o bispado não o fez menos importante. Para D.Josina, o que importa é que Marcos Noronha continuou cristão e que quem representa a Igreja não é o padre ou o bispo, o que representa a Igreja é Deus, Nosso Senhor.




ICEJ retoma o Projeto Memória da Gente, Gente de Memória

Recomeçou ontem, dia 24 de maio, o Projeto Memória da Gente, Gente de Memória. Pelo relato de moradores de Guaxupé, conhecemos a história de nossa gente, compondo um cenário de como era a cidade há 50, 60 anos. Idealizado e realizado em 2002 por Marcos David, Lauro Baldini e Sílvia Monteiro Elias, o Projeto Memória, reiniciou sob a coordenação do Instituto Cultural Elias José. Silvinha é a entrevistadora e grande responsável pelo reinicio do Projeto. A diretora geral do ICEJ promete revitalizar e aperfeiçoar as entrevistas e lutar para que o Projeto Memória esteja à disposição de todos os cidadãos. Dessa forma, valoriza-se os idosos portadores da história e assim todos conhecemos melhor nossa história.

A primeira entrevista dessa etapa do Projeto aconteceu ontem, na sede do ICEJ, com direito à cenário caprichado!Quem contou suas lembranças desde a infância foi a D.Celina Ribeiro de Almeida Cyrino, presidente da Pastoral da Saúde.
Entre risadas, D.Celina lembrou de como gostava de provocar o galo da fazenda de seu pai até que um dia ele resolveu revidar...

D.Celina Ribeiro de Almeida Cyrino

E de como acontecia a "paquera" na praça do bambolê: mulheres andando em sentido horário e homens no sentido anti-horário, "assim dava pra cada um ver o outro" explicou com simpatia, D.Celina.
Nos bastidores da gravação, a entrevistadora Sílvia Monteiro Elias e o câmera Clélio Doce Alves

Relembrando personagens importantes da cidade, D.Celina contou que conviveu com Marcos Noronha, o bispo da igreja católica que renúnciou à batina, mas não à dedicação pela causa humana.
Marcos Noronha

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ICEJ no ViralataMix de maio

O Instituto Cultural Elias José levou sua trupe de contadores de histórias e uma mala cheinha de livros à segunda edição do ViralataMix. O evento reúne artistas e artesãos da cidade e convidados para expor e vender seus trabalhos na "Casa da Vó Maria".

Todo mês uma entidade é convidade para mostrar seu trabalho. Em maio, a escolhida foi o ICEJ!
Os contadores colocaram a mão na massa. Com a ajuda da criançada, a trupe divulgou o evento, preparou apresentações teatrais com as crianças e, claro, contou muita história.

Crianças e adultos ouviram atentos as histórias do macaco que perdeu o rabo, contada pela Paula...

O macaco que só queria dormir na cama dos pais, que a Letícia contou e cantou...

E o delicioso encontro do cigano e do pirata com direito à efeitos sonoros criados pelo Willian!

A festa continuou o dia todo com a pintura de rosto feita nas crianças pela contadora de histórias, Kelly.E a pintura da "super mão" que a Gabriela fez no Rodrigo Sá (Rádio Comunitária)...


O Instituto Cultural Elias José contou ainda com a "participação especial" de José, Igor e Gabriela, que comandaram a festa até a noite chegar!


quinta-feira, 6 de maio de 2010

(Poema extraído do livro "O Jogo Mágico das Palavras", de Elias José com ilustrações de Nelson Cruz)

Em especial à todas mães e Amigas do ICEJ,
um Dia das Mães cheio de palavras doces!